sábado, 21 de junho de 2014

O pentagrama :

 
 
 
 
 
 
 
 


  Muito é dito, quando o tema é abordado, atribuem múltiplas funcionalidades práticas para esse majestoso símbolo...

* Invocação, desenvolvimento de forças internas ...

* Evocações de consciências cósmicas, forças sombrias e entidades ancestrais

* Proteção mágica

* Equilíbrio microcósmico

  Observando a origem desse símbolo extremamente usual em varias vertentes mágicas, encontraremos informações cruciais para a evolução de nosso conhecimento sobre esse símbolo disseminado profundamente nas crenças místicas mais variadas. Creio na suma-importância dessas informações em nossas vias interpretativas, adaptando-se à nossas referenciais e verdades relativistas.

O símbolo de Vênus ( O esplendor )

  Encontramos na mitologia Greco-Romana as lendas mais envolventes e cultos onde este símbolo é implementado com lugar de destaque, representando a vibro'Ação de determinadas Divindades sobre a realidade.

  O nascimento de Vênus é um ponto marcante e extremamente interessante, quando contemplado com um olhar analítico :

" Foi a cobiça do tempo (Cronos/Saturno/Kronos) ao reivindicar sua soberania sobre o todo, atacando seu pai: O Céu ( Ouranos/Urano/ Céos), sendo o responsável pelo nascimento da força que habita em todas as consciências. Céu foi castrado e suas partes intimas caíram nas ondas do mar ( Talassa/Titã Marinha) , fertilizando-a, trazendo uma inabalável e suprema forma que era a mais bela das artes do Universo, o amor e a beleza personificada numa só perola, surgindo com um brilho inesgotável, fascinando até o mais brilhante e poderoso dos astros ( Hélios/ Sol), seguindo-a desde então : A realidade segue os sinuosos passos de Vênus/Afrodite, seu esplendor movimenta e comanda o caminho Solar ..."

  O pentagrama era o símbolo central que definia a presença da Deusa Vênus, a mãe do amor e da paixão, Deusa da beleza e sedução, preceptora da primavera, senhora das flores.

Mas, encontramos esse símbolo num outro culto muito peculiar :

A desenfreada dança ígnea de Sabázio :

  Sabázio é um Deus Frígio incorporado ao culto Grego, sendo comparado a Dionísio, filho de Zeus, possuindo um mesmo aspecto de nascimento : Seu pai copulando com uma sobrinha, semeando-a sob a forma de uma serpente( Existem uma infinidade de variantes mitológicas, principalmente quando se fala de Dionísio, o mesmo possui mais de 500 epítetos de culto ).

  No vasto culto de Dionísio encontramos uma profunda utilização do pentagrama, denominado como : " Pata de touro/cabra/bode", o símbolo representando a energia sexual, violenta, intensa e incontrolável, ligando nossa consciência aos aspectos mais sombrios e bestiais da nossa mente, principal rito da " Caravana Bacante ( Sacerdotisas de Dionísio ) era feita sobre circunstâncias ligadas ao símbolo.

  Coletividade constituída por seres descontrolados e bestiais, influenciados e enlouquecidos pela presença do Deus do fogo e sexo ( Dionísio) ou por sua própria natureza libertária e demais Deuses sexuais que personificam os ciclos férteis da terra, denominados como Deuses com mitos profanos que abordam uma ideia de comportamento amoral, sendo desprezados por sua conduta pela maioria dos Deuses de sua genealogia, habitando as florestas e promovendo sua liberdade, nos evidenciando um sentido de liberdade e intimismo com nosso Eu feral .

Pentagrama e o Astro-ciclo .

  Conclusivamente, abordo sobre a origem semiótica, encontramos nos meandros arcaicos da astrologia a interpretação dos ciclos estelares que nos abençoaram com esse símbolo magnífico, sendo uma interpretação microcósmica de um processo revolucionário, sob o olhar astrológico :

  Vênus possui uma complicada movimentação, envolvendo noções temporais espaciais, diferenciadas aos conceitos dos quais estamos acostumados, onde a extrema distância nos dá uma falta noção de transito da estrela, pois, a mesma se encontra numa distância colossal e sofre uma influência gravitacional diferente da ocasionada a terra.

  O pentagrama, originalmente, é baseado na observância feita pelos astrólogos em seus estudos de interpretação celeste, catalogando as posições da mesma e definindo um padrão geométrico oriundo da movimentação da estrela num ciclo denominado como : Sinódico ou Pentagonal.

  Para findar o símbolo nos céus, Vênus percorre em linha reta uma determinada distância em 8 anos terrestres, cumprindo esse feito em 5 ciclos com mudanças de transito, ocasionando essa manifestação cósmica geométrica, proporcionando a idealização do pentagrama em suas mais variadas esferas de atuação.

  Existe uma grande importância em nossa realidade, quando se trata de nossos hábitos ocultistas, carregar um símbolo e não ter consciência de sua origem, é privar sua consciência da importância representativa em questão, provocando uma limitação nas funcionalidades do mesmo, pois, sua mente possui uma inclinação inconsciente a priorizar o que você conhece. O movimento das estrelas, segundo afirmações astrológicas, influencia uma vasta cadeia de eventos relacionados com a interação da energia celeste propiciada pelos planetas e estrelas envolvidos nessa "dança". Vênus como uma ministra do esplendor e anunciadora Solar, nos fornece uma alusão a questões progressistas relacionadas ao ciclo da vida, sendo uma impulsionadora e inspiradora de novos tempos e renovações conceituais, quebra de barreiras, paradigmas, promovendo uma analogia com o símbolo, encontramos o pentagrama numa posição importantíssima, com uma semiótica ligação a evolução constante de suas capacidades pessoais e representatividade no ciclo existencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário