domingo, 22 de janeiro de 2012

Zurwan. Ahura Mazda/ Angra Mainyu . O Bem e o mal de Zaratrusta..











Zurvan(Zurwan)

Deus primordial da luz e das trevas, detentor do equilíbrio supremo, Divindade andrógena que Deus origem ao processo de criação física, gerando os gêmeos não-criados, corresponde ao Titã Caos, da mitologia Grega. Sua representação iconográfica é de um homem alado com cabeça de leão e um bastão ou foice, representa a vida e a morte, os quatro elementos, o total equilíbrio entre o plano físico e o espiritual.


















Ahura Mazda

Também conhecido como Ormuzd, Ahuramazda, Hourmazd, Hormazd, Hurmuz, Aramazd e Azzandara. Divindade que personifica a luz, fogo e Sol, o lado positivo do logos, um dos gêmeos não-criados da mitologia indo-iraniana, a proteção e o equilíbrio do cosmos é sua natureza suprema, representa o lado masculino e a força da criação, foi proclamado por Zaratrusta como o Deus supremo do universo. Seu grande opositor chama-se Angra Mainyu(Ahriman). Ahura Mazda é Representado como um homem alado ou um ser com propriedades físicas semelhantes à de uma esfinge em algumas interpretações.



Origens do dualismo divino.


Zaratustra nasceu nos meados do séculoVII a.C, recebeu suas revelações diretamente do Deus "Ahura Mazda"e de seu Arcanjos (Amesha Spentas). As primeiras pessoas que aceitaram a sua filosofia foram Maidhyoimangha seu primo, a esposa e seus seis filhos. Então Sob as ordens de Ahura Mazda, Zaratustra fez o seu caminho em direção à corte do rei Vistaspa de Bactria. Em seu sermão inaugural, Zaratustra tentou induzir os seus compatriotas a abandonar o culto a vários deuses e curvar-se apenas ante Ahura Mazda. Na corte Vistaspa, ele teve que lutar por uma posição e lutar contra as intrigas dos chamados "homens sábios" e cortesãs em torno do rei. No final Zaratustra saiu vitorioso e Vistaspa foi a primeira pessoa a abraçar a religião de Zoroastro.

A religião se espalhou através Império Persa que em um tempo prolongado chegou a África ,China,do Danúbio na Europa para as planícies da Judéia no Oriente Médio, e até o Punjab e Sindh na Índia e tornou-se religião do Império Aquemênida fundado por Ciro, o Grande em 558 aC, sofreu um revés durante o reinado de Dario II, quando Alexandre conquistou a Pérsia em 330 aC.

Neste momento a sede do Império em Persépolis foi destruído. Depois do renascimento do mesmo(256 aC a 226 dC).No império Sassânida (226 dC a 652 dC) , houve um declínio da religião mais uma vez com a invasão muçulmana na Pérsia em 652 dC.

Depois que o Irã foi conquistada pelos árabes muçulmanos no século VII, os zoroastristas que se recusaram a se converter ao Islã, buscaram refúgio em áreas isoladas do Irã ou fugiram para a Índia, onde eles são conhecidos como "parses".








Os Arcanjos de Ahura Mazda
As faces do Deus da Luz


Cada Amesha Spenta (Amahraspand) personifica um atributo de Ahura Mazda, bem como uma virtude humana. No Zoroastrismo inicialmente, eles são espíritos de luz e podem ser considerados aspectos divinos de Ahura Mazda. Mais tarde eles se tornaram totalmente personificados como divindades independentes.

Masculino: Amesha Spentas presidida elementos : Fogo, Metais e Animais
Feminino: Amesha Spentas presidida elementos : Água, Terra e Vegetação

Ainda assim, eles nunca foram adorados individualmente. Cada Amesha Spentas teve um caráter especial e foi atribuído criações respectivas pra presidir no plano físico, moral e espiritual das criações de Ahura Mazda é para ajudar no triunfo das forças da luz sobre as trevas.
Cada um tinha um arqui-inimigo eterno, um Daevas , dirigido por Ahriman. Cada Amesha Spenta também simboliza um setor da Criação de Ahura Mazda. Cada um tem um mês pertencente a eles no calendário Zoroástrico.



Spenta Mainyu ( Hormazd) .

É o Amesha Spenta supremo,seu nome significa "O Espírito Santo Criativo", Ele é o espírito de Ahura Mazda em atividade intensa no mundo. Ele tem domínio sobre os seres humanos. Ele é o Amesha da vida, luz e da bondade personificada no mundo e nas pessoas. Mais tarde, tornou-se identificado com Ormazd, enquanto Ahura Mazda (nome sinônimo de Ormazd) tornou-se conhecido como Zurvan.



Vohu Manah (Vohu Mano, Vohuman)

É a "Boa Mente, Inteligência e Pensamento positivo , Ela representa a sabedoria e discernimento necessários para o pensamento profundo levando uma vida útil. É o gerador de bons pensamentos, boas palavras e boas ações. Ele é o Amesha Spentas que nos dá a liberdade de escolher entre o bem e o mal, a responsabilidade de colher as conseqüências. Ele é o princípio intelectual e foi o primeiro Amesha Spenta criado por Ahura Mazda, em cuja mão direita ele se senta. Ele rege os animais, senhor do instinto feral.

Asha Vahishta (Ardwahisht)

Asha Vahishta significa "Verdade e Justiça", é a Lei Divina incorporada, verdade, ordem, justiça e progresso. É a lei universal precisamente equilibrada .Os seguidores se esforçam para seguir o Caminho de Asha em seu sentido mais profundo e mais elevado espiritualmente. Asha é a personificação da "verdade mais justa". Ele foi o segundo Amesha Spenta criado. Ele é o mais proeminente dos Spentas masculinos. O principal Amesha adversário do mundo contra o Daevas, ele rege o fogo.

Khshathra Vairya (Shahrewar)
Khshathra Vairya significa "Poder Justo" Utiliza seu poder e autoridade para resolver conflitos, intencionado na conclusão pacífica . É escolhido pelo povo livre e sábio como sua ordem ideal em espírito e matéria. É o domínio divino. É a democracia na mente e no corpo, no pensamento, palavras e ações em toda a atividade social. Ele simboliza a auto-controle, a evolução dos órgãos sensoriais estimulados pela energia Divina , Ele é a autoridade que prospera a vontade humana enclinada ao reino de Ahura Mazda. Rege o céu e os metais.



Spenta Armaiti (Spandarmad)
Spenta Armaiti significa "Santa serenidade/devoção", também pode significar “Santa Tranquilidade”, “Santa complacência”. É paz e prosperidade. Ela é uma Amesha Spenta feminina, regente da terra e fertilidade, filha de Ahura Mazda. Ela foi o quarto Amesha Spenta criado. Ela personifica a devoção santa e justa obediência, e também ganhou perfeita mente através da humildade, fé, devoção, pureza e piedade.


Haurvatat (Hordad)
Haurvatat significa "Totalidade, Integridade, Saúde e conclusão". É a conclusão do processo e aperfeiçoamento final da nossa evolução material e espiritual. Ela é o Amesha Spenta que preside sobre a água e é a personificação da perfeição. Ela guarda a natureza espiritual e física da água, e ela traz prosperidade e saúde. Carrega consigo o segredos da criação da vida e do total domínio sobre as emoções.



Ameretat (Amurdad)
Ameretat significa "A imortal. A eterna". Juntamente com Haurvatat, é o objetivo final e representa a conclusão de nosso desenvolvimento evolutivo para a realização final de nossa vida na terra. Ela está associada com plantas. Ela personifica a imortalidade e as regras dos aspectos físicos e espirituais da vida eterna como são simbolizados nas plantas, rege o ciclo natural das criaturas vivas desde a sua origem, desenvolvimento, morte, até seu renascimento na pós-vida espiritual.



Os Fravashs

Também conhecido como Arda Fravash "Santo Anjo da Guarda". Cada pessoa é acompanhada por um anjo da guarda, que atua como um guia ao longo da vida. Eles originalmente patrulhavam as fronteiras das muralhas do céu, mas, existem voluntários para descer à terra para zelar por seres vivos até o fim de seus dias.

Ahura Mazda informou Zaratustra da importância deles, invocá-los para ajudar sempre que ele se encontra em perigo. Se não fosse por sua guarda, animais e pessoas não poderia ter continuado a existir, porque o ímpio teria destruído todos eles.

O Fravarshi também serve como um ideal que a alma tem que se esforçar para imitar, tendo o equilíbrio pleno, atrávez da conexão com Ahura Mazda, o ser humano torna-se um Fravarshi após a morte. Eles manifestam a energia de Deus, são preservadores da ordem primordial. Disse Zaratrusta que estão a voar como pássaros , e são representados por um disco alado, muitas vezes com uma pessoa sobreposta.


Yazads

Significa "Aqueles adoráveis", um ser espiritual sintetizado plena natureza existencial iluminada pela Luz de Ahura, digno de ser honrado ou elogiado. Como os Amesha Spentas eles personificam as idéias abstratas, virtudes e objetos concretos da natureza. O Yazads estão sempre tentando ajudar as pessoas, nos protege do mal.

Exemplos de Yasads:

Aban (Avan, Ava):
"Água". Ela é a presidente Yazad sobre a água. 10 º dia do mês e 8 º mês do ano é chamado para ela em calendário Zoroastrico. Ela é sinônimo de Anahita. Ela é também um colega de trabalho de Spenta Armaiti.


Ahurani:
Yazad feminino presidindo, água e deusas da fertilidade. Elas também podem recordar ninfas das águas da mitologia grega e eslava.


Airyaman:
Yazad de amizade e da cura. Seu nome é um cognato próximo e com sua função e caráter sinônimo com o deus hindu Aryaman.


Akhshti:
Yazad personificando a paz.

Anaghra Raocha (Anagran, Aneran):
Yazad da "Luz Infinita". Esta é a personificação da "Região de luz, onde reside Ahura Mazda", cerca de equiparar ao "Céu" zoroastriana. No dia 30 do mês no calendário religioso Zoroástrico é nomeado para ele.


Apam Napat:
Yazad masculino das águas. Ele é sinônimo com o deus hindu do mesmo nome. Ele também é chamado Ahura Berezant. Em Pahlavi foi chamado burz Yazad. Senhor dos mares, tendo estreita similaridade iconográfica com o Deus romando Netuno.


Aredvi Sura Anahita:
Yazad Feminino personificando as águas celestes. O nome do Anahita era sinônimo com o planeta Vênus, e ela reside nas regiões estreladas. Ela era o mesmo que Aban Yazad, e também chamado Arduisur.


Arshtat (Ashtad):
"Retidão da justiça". Yazad feminino personificando e presidindo a justiça. No dia 26 do mês no calendário religioso Zoroástrico é nomeado para ela. No Yasnas ela é invocada, juntamente com Rashnu, o Yazad do juízo final. Ela trabalha com a Spenta Amesh Ameretat.


Ashi Vanghuhi (Ashishwangh, Ard):
"Bênçãos e boas recompensas", Yazad feminina das bênçãos . Ela também foi chamada Ashishwangh(Arshishwang). No dia 25 do mês no calendário religioso Zoroástrico é nomeado para ela. Ela é uma colega de trabalho de Spenta Armaiti.
















Angra Mainyu( Ahriman)

Personificação das trevas, gêmeo não-criado de Ahura Mazda e opositor dos propósitos do irmão. O “Espirito maligno primordial”, tendo como sua natureza suprema a destruição do equilíbrio cósmico, representa o princípio feminino, é caracterizado como uma figura de aspecto negro, ou uma besta alada com características iconográficas semelhantes à Tiamat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário