segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Deusa Medusa















  Em tempos arcaicos, quando o mar era a suprema fertilidade dos homens, eles não plantavam com frequência e os filhos das ondas eram seus principais alimentos, a cultura pré-grega tinha um grande foco nos mistérios e personificações Divinas daquele reino. Período onde o Olimpo estava no mar, A Divina Eurinome e Ofion eram os Reis. Nesta era ofídica dos Deuses primordiais, encontramos os primeiros vestígios dessa figura emblemática da mitologia Grega, posteriormente interpretada como uma amaldiçoada Sacerdotisa de Athena, anteriormente aclamada como uma Deusa dos mares.
Filha de Keto ( Ceto) e Phorcys, Titãs marinhos, irmã mais jovem dentre as três filhas extremamente temidas desse casal .


 Dizem os mitos : Posidon era seu pretendente e os dois herdariam o Olimpo marinho. Posidon nesta época era o Deus do mar profundo, o submundo primordial localizado na região abissal marinha, era o Deus de Delfos, responsável pelas profecias. Athena, a Deusa da magia, originalmente, era filha de Posidon ( Em algumas versões, é falado que Hécate é sua mãe) era completamente oposta a essa união, pois, ela provavelmente não queria dividir a herança marinha com outros irmãos gerados por eles( Pois, a personificação da magia e mistérios espirituais da época era ligado ao mar, cultos, ritos funerários, ritualísticas centrais).


O conflito de irmãs Divinas :


 Numa versão do mesmo período, em extrema sincronia com o contexto central, Athena aparece como Stheno ( Stenia ) que dá origem ao epiteto : Athena Stheno ( A forte ), como sendo uma das irmãs mais velhas de Medusa ou Algol ( Em algumas intepretações, medusa é o título dado às três irmãs e a mais jovem é denominada pelo nome conhecido por denominar uma estrela da constelação de Perseus ).
 

 Furiosa e enciumada pelo fato de Posidon afirmar que a irmã mais jovem era mais bonita que ela, enfatizando a beleza de seu olhar, assim, escolhendo-a como futura consorte, Stheno amaldiçoa Medusa ( Algol ), promovendo uma macula da qual provocaria uma fertilidade grotesca em sua irmã, parindo filhos bestiais e impossibilitando-a de utilizar a beleza de seu olhar para conquistar Posidon, pois, seu maior encanto, daquele dia em diante, seria uma sentença de morte petrificadora. Algol completamente triste, se isola nas profundezas do submundo ( Mar profundo )


 Os antigos cultos interpretam Medusa/ Algol como uma Daemonia Nimphe integrada ao culto de Athena Stheno ( Stenia). agindo contra os atos de vaidade que prejudicam as mulheres humildes e protegendo as mulheres regidas por sua linha Divina.


 Medusa/Algol é ministra do culto ancestral de sua linha, sendo a Rainha e primeira Daemon de sua linhagem, a mesma representada com as Agathodaemons formando seu excêntrico cabelo, mostrando sua consciência imperando sobre toda a corte de Deuses inferiores ( Daemons) .


Discordialmente : Frater Constanzo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário