quinta-feira, 26 de junho de 2014

Referências Lilithianas

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O relato exposto refere-se à visão moderna desse mito, e relaciona-se ao contexto judaico, havendo referências a ele no Antigo Testamento :
 
 Isaías :  
 
 14 : Os gatos selvagens conviverão aí com as hienas, os sátiros chamarão os seus companheiros. Ali descansará Lilith, e achará um pouso para si.
 
 
 
 
Enuma Elish :
 
A serpente que não pode ser encantada, aninhou-se em suas raízes,  e o pássaro Anzu aninhou-se em seus galhos, e a sombria Lilith construiu sua casa em seu tronco.
 
 
além de estar presente, com variações, em outros textos judaico como o Testamento de Salomão (séc. III), o Talmud (século V), em que aparece também uma terceira classe de demônios com forma humana e dotados de asas: os Lilinos.
 
 
  O Alfabeto de Ben Sira (século VII), em que se inscreve a versão mais popular e mais ingênua do mito, o Zohar (século XIII) que dá do mesmo a versão mais oculta, e a Cabala (por volta de 1600), onde vemos Lilith unir-se a Sammael (COUCHAUX, 1997).
 
 A origem do mito, no entanto, é longínqua, na Babilônia, onde foi transmitido pelos antigos sumérios aos semitas, seus sucessores, estando ligado aos grandes mitos da criação. Articula-se com o mito da Grande Deusa, também chamada Grande Serpente e Dragão, adorada sob diversos nomes: Astartéia, Istar ou Ishtar, Mylitta, Innini ou Innana.
 
 Inscrições encontradas nas ruínas da Babilônia (Biblioteca de Assurbanipal) informam
que Lilith, a Divina cortesã sagrada de Innana, a Grande Deusa Mãe, sendo por esta enviada para seduzir os homens na rua e levá-los ao templo da Deusa, a fim de que se realizassem os ritos sagrados de fecundidade(COUCHAUX, 1997).
 
 
  O vocábulo sumério “lil” está presente no nome do deus da atmosfera, Enlil, cujo sentido é “vento”, “ar” e “tempestade”( Atributo nominal para os Deuses que personificavam esse elemento) . 
 
  Lilith ( Numa visão posterior aos Semitas, herdeiros da cultura Suméria) é o vento ardente que, segundo crenças do povo, tornava as mulheres febris logo depois do parto, matando-as juntamente com seus filhos. Lilith foi “considerada uma das maiores forças hostis da natureza, parte do grupo mais temido entre os seres arcaicos : Três "demônios", um macho e duas fêmeas...” (COUCHAUX, 1997, p. 582).

" O tempo que tudo transforma, rochas em pó, ventos em tempestades."

@LillinKillith

Nenhum comentário:

Postar um comentário