segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nabu : Ministro de Marduk . Deus da linguagem universal ...








 Deus supremo de Borsippa, uma das regiões mais importantes da antiga Suméria, era uma região dedicada a religiosidade, uma enorme cidade-templo dedicada ao senhor da escrita, dito em algumas interpretações como o filho de Marduk. Nabu, o escrivão celestial,  dominador de todas as linguagens do universo, herdou seu posto e cargo, do seu antepassado Divino Enki, apontado por especialistas na área, como seu avô, pai de Marduk. 













 Referências a Nabu :




 Nabu foi popularizado com uma Divindade de importante relevância entre os Semitas do oeste em relação ao equilíbrio do cosmos. Dito como filho primogênito de Marduk, conjuntamente com seu pai, formam a dupla soberana sobre o universo, regentes fundamentais de tudo que existe, promovendo a continuidade dos fatores entrópicos e garantindo a perpetuação da existência.   









Irmão de Nergal : Senhor da guerra, irmãos  agindo como forças celestiais opostas e ao mesmo tempo conjuntas num ciclo.  Nabu representa a contemplação, conhecimento e sabedoria estratégica, pensamento, ideia fundamental que origina as atitudes. Nergal é a ação sobre a realidade, mantendo a ordem e o caos no seu eixo, maneira convicta e definitiva de resolução das necessidades  que mantem a hegemonia de Marduk e Nabu sobre o cosmos. 







 Nabu é sincretizado com Ninurta ( Deus da agricultura e fertilidade ) e Samas ( Deus da Justiça ) Celestiais que possuem culto entre Sumérios, semitas e crenças de civilizações derivadas da desconfiguração  das cidades centrais da mesopotâmia. 




 Nabu possui controle sobre o poder da Luz e Escuridão, pois, o mesmo é senhor das linguagens do universo, conhecimento sobre todas as coisas terrenas e Divinas. 



 Conhecido como o Ministro de Marduk, conselheiro Celeste e Sábio dos sábios, conhecedor de todas as coisas, arauto do equilíbrio, aquele que habita em todos os tempos e conhece o princípio, meio e fim. 


 Seu símbolo é a tabuleta e a cunha em mãos. 


 Nabu é geralmente representado sobre Mushussu ( Dragão protetor, também usado como um símbolo de proteção do mesmo ). 


 Nabu é representado  possuindo um roupão simples de longas franjas, com uma saia de fenda e um elmo longo e retangular, as vezes, com uma constituição mais arcaica, semelhante aos Deuses Sumérios ( Inúmeras asas pequenas formando um elmo encobrindo a cabeça ).


 Seu nome é derivado da raiz Semítica, originada da linguagem Suméria : nb que significa nome/indigitado ( Que pode ser interpretado no sentido de locutor, arauto. 



Fonte  :  Antigos Deuses e Deusas da Mesopotâmia 
              
 ( Pomponio/1978) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário