segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Coelhos





 



 Encontramos essa figura leporídea em várias culturas ao redor do mundo, assumindo posições bem expressivas e significantes na estrutura espiritualista nas respectivas civilizações, crenças e variantes integradas a realidade humana.  O mais espantoso é a amplidão de informações ligadas a representatividade semiótica, oculta  da figura "inofensiva" sempre ligada a  procedimentos sacrificais sejam eles factuais ou simbólicos, promovendo uma viagem interessante sobre os padrões e seus critérios relativos, onde a entropia mergulha com toda sua força e imprevisibilidade, nos mostrando inúmeras faces e significados desse ser que está completamente difundido aos mistérios primordiais do ciclo vital.




 O ciclo das existências :  

"Viver é um eterno sofrimento..." ( Buda )

 As crenças Orientais possuem uma base comportamental  fundamentada em árduos processos dogmáticos de desenvolvimento físico, mental e espiritual, com adeptos promovendo hábitos ascetistas aos seus pontos mais extremos com a finalidade de elevar sua consciência e padrões gerais a patamares  Supra-humanos, objetivando uma trilha de Ilumin'Ação rumo a verdadeira existência fora dos padrões sensoriais empíricos interpretados por diversas crenças místicas  como a mais pura ilusão existêncial transitória.  A figura do coelho entra nessa historia, pois, os mesmos são parte da representatividade arcaica oriental desse processo : Vida/Morte e Renascimento  era representado no oriente, por três coelhos em circulo, numa caminhada infinita, representando a imortalidade da vontade e alma, numa busca incessante com a intenção de  transcender a matéria de maneira 'Una', completando sua jornada cósmica, unificando os "coelhos", sacrificando-os ( Árduos processos metodológicos de evolução Mental/Físico/ Espiritual ).

 Os coelhos são criaturas paradoxais, atestando essa característica em muitas definições culturais diferentes, possuindo definições e regencias antagônicas. O pequeno orelhudo aparece  nas mais variadas crenças como um espírito/ Deus/ Simbolo  do conhecimento e inexperiência, esperteza e  inocência,  masculinidade/ feminilidade e androginia, sorte e azar. Podemos avaliar, através destas esferas de atuação, a extensão conceitual dessa figura agradável e desagradável na mesma medida,  evidenciando sua interação harmonica com as polaridades da existência, sendo agente benéfico e malévolo do Cósmos numa equilibrada linha de ação onde existe a impossibilidade de afirmações ligadas a conceitos comportamentais.


Coelhos Divinos :

Encontramos uma série de seres Divinos e Divinizados que possuem ligação com eles ou  traços iconográficos correspondentes a morfologia da criatura.




Wenet (Unut )

Deusa Egpícia ligada originalmente aos cultos do Deus Thot, sendo a Senhora da Sabedoria e ignorância, da mortalidade e imortalidade, aquela que pode romper o Ouroborus e faz da serpente seu adorno Celestial, considerada como a dominadora dos padrões entrópicos.

Wenunu ( Wepuat)

Deus da morte e renascimento, ligado aos cemitérios, sendo o guardião dos mortos e conhecedor dos caminhos ao submundo. Vigia dos espíritos, aquele que garante que o mesmo não cause nenhum problema até sua ida para o julgamento final.




Continua ...










Nenhum comentário:

Postar um comentário