quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A gênesis de Pazuzu.









Son Goku/Anzu/Pazuzu e a rota da seda .... 


A rede de 7.000 milhas da Rota da Seda uniu China, Ásia Central, Norte da Índia e os Impérios Parta(Arsácida/Persa/Ashkāniān) e Romano. Ele ligou o vale do rio Amarelo para o Mar Mediterrâneo e passou por lugares como as cidades Kansu e Sinkiang, na China  e as terras que hoje são os atuais  Irã, Iraque e Síria. Em 760 AD, durante a dinastia T'ang , o comércio ao longo da Rota da Seda tinha declinado. É substancialmente revivido sob a dinastia Sung nos séculos XI e XII, quando a China se tornou em grande parte dependente de seu comércio de seda. Além disso, o comércio para a Ásia Central e Ocidental, bem como a Europa recuperado por um período de tempo de 1276-1368 sob a Dinastia Yuan Mongol da China. A seda chinesa trocados por medicamentos, perfumes, e escravos, além de pedras preciosas. 

 O comércio por terra tornou-se cada vez mais perigoso, comércio maritmo tornou-se mais popular, comércio ao longo da Rota da Seda diminuiu. Enquanto os chineses fizeram  um comércio de peles, de seda com o norte Russo da Rota da Seda original, o comércio e as viagens ao longo da estrada havia diminuído substancialmente. Deve ser entendido que a rota da seda é uma estrada real que pode ser desenhada em um roteiro. O nome foi inventado em 1877 por Ferdinand von Richthofen para descrever a rede de rotas de comércio que ligava a China com o Mediterrâneo, até que foram despedidos pelas descobertas marítimas europeias da tarde séc. 15. O nome foi adotado novamente na déc'80 pela UNESCO e agora significa um conceito mais amplo para o comércio Leste-Oeste ao invés de uma estrada específica. Estudiosos debatem sua configuração exata, há muitas descrições diferentes do percurso encontrado nos textos. Alguns textos admitem que essa rota seguiu até o Norte/Nordeste Africano. 








Anzu/Zu ( Babilônia/Suméria) 

 Deus  com cabeça de Águia ou uma águia com cabeça de leão porteiro de Enlil, nascido nas montanhas Hehe. Apresentado como o ladrão mal-intencionado no mito Sumério, mas benevolente no épico sumério de Lugalbanda. Freqüentemente mostrado na iconografia na pose de "Mestre dos Animais". No mito babilônico Anzu, ele era o vizir do deus supremo Enlil. Um dia, quando Enlil estava no banho, Anzu roubou as tábuas do destino e escapou para o deserto. Aquele que possuísse as tábuas do Destino, tornava-se o regente do universo. Ea então pede à deusa-mãe Belet-Ili para dar à luz a um herói divino capaz de derrotar Anzu. Belet-Ili dá à luz a Ninurta, mandando-o então para a batalha. Depois de uma luta eletrizante, Ninurta espeta o pulmão de Anzu com uma flecha, recapturando as tábuas do destino. O épico termina com elogios a Ninurta. Anzu aparece em mitos Sumérios mais antigos e contos Acádicos como um Deus Dragão das tempestades , dos desertos , consorte de Lilith, Senhor dos ventos e dos caminhos, tendo dominância sobre os espíritos dos ventos, assim como sua esposa: Lilith. Na Babilônia, Zu toma o papel de inimigo dos Deuses, senhor dos maus espíritos , desertos e tempestades era o Deus protetor dos ladrões e habitantes dos desertos, assassino daqueles que ousassem atravessar seus reinos sem ter feito os devidos tributos. 


 Son Goku/ Wukong (China) 

Os Chineses  eram comerciantes tradicionais e atravessavam constantemente os desertos do oriente médio para cumprir o que nós conhecemos como a "Rota da Seda". Sua cultura e tradição é marcada por um imenso respeito por questões espirituais, culto Divino e total submissão a conceitos dogmáticos. Dentro da mitologia Chinesa encontramos uma figura celeste muito peculiar, uma criatura lendária, seu nome é Son Goku, Deus das nuvens e travessuras, Rei macaco nascido nas mais altas montanhas do oriente, provindo de uma pedra mística, dominador dos ventos e água, senhor das 72 transformações, protetor dos viajantes e comerciante, aparece nas lendas tanto cometendo roubos e sendo o protetor dos larápios quanto sendo defensor dos viajantes e comerciantes contra roubos. Son Goku podia se transformar num imenso macaco em algumas lendas e em outras, metamorfoseava-se num terrível e impiedoso dragão das tempestades, foi essa característica que me fez prestar atenção nas características  entre os Deuses dos ventos Chines e Sumério, tendo os comerciantes chineses um extremo contato com a cultura Mesopotâmia, através do comércio de tecidos, expeciárias e animais com Assirio-Babilônios,Persas e Yeseds, estavam familiarizados com os costumes do oriente médio e respeitavam suas lendas, mitos e costumes, por cordialidade comercial e também, por superstição e respeito a crenças místicas, os Chineses prestavam homenagem a Zu, o mítico dragão dos desertos , para apaziguar sua fúria e permitir uma boa passagem pelo oriente médio, cercado por desertos, os orientais interpretavam Zu como figura do Deus travesso Son Goku em estado de fúria, transformado num terrível dragão evocador de tempestades. 






Foi no meio do período da dinastia T'ang, no séc:7 D.C, com a popularização do comércio marítimo e os grandes prejuízos tomados pela Rota da seda por ladrões de caravanas, tribos nômades que saqueavam os Chineses em suas peregrinações, o comércio de tecidos, especiárias e animais feito pelos Chineses perde muita força e os seus grandes clientes: os Assírios, acostumados a mistificar todos os  mistérios e questões abstratas a sua volta, juntamente com os fatos relacionados com as viagens e tradições Chinesas, criaram um ser nefasto denominado Pazuzu.
 Suas características estão criteriosamente ligadas com a rota da seda  e os comerciantes Chineses, que trouxeram a Malária para o oriente médio e Europa, nome que vem do latim e significa"Mau ar", causadora de febres mortíferas, nesse período era afirmada como uma doença cuja a transmissão acontecia pelo ar, por isso o nome. Os Assírios fizeram a fusão do seu simbolo maléfico maior:  Anzu, o grande inimigo dos Deuses e o simbolo  usado pelos comerciantes chineses, o macaco: simbolo mistico de proteção e animal muito comercializado trazido do nordeste Africano que pros Chineses  eram sagrados e proporcionavam boa sorte, prosperidade e proteção, bem cuidados, promoviam a felicidade de Son Goku, enquanto isso, pros Assírios era o motivo daquela terrível doença atingir seus reinos, a união entre dois Deuses maléficos com a intenção de dizimar sua civilização.
As imagens de Pazuzu migraram pela Rota da Seda, perpetuando um culto de medo, com tentativas de apaziguação daquela divindade que despertara a pouco tempo e seria a fonte daquela doença que assolou o Oriente Médio e a Africa naquele período. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário