domingo, 6 de fevereiro de 2011

Água perpetua ..


A água é o elemento criativo da vida e muitos contos e lendas narram que a vida emanou das águas espirituais. Ela é, desde muito um símbolo do ventre e da criação. Na cosmologia babilônica, os deuses filhos da Mãe Tiamat fluíram para a existência do seio das águas da vida. no folclore escandinavo, Ran, a deusa do mar, teve com seu consorte Aegir nove filhas gigantes: as ondas.
Mas a água tanto pode ser criadora como destruidora, fonte de vida e de morte.
Presente já nos fluidos amnióticos da vida pré-natal e ao longo de toda a nossa vida, a água é indispensável à existência por ser o elemento primário que circula pelas veias no interior do organismo.
Por outro lado, a morte é frequentemente descrita como o atravessar das águas. Na mitologia grega só se chega ao mundo subterrâneo dos mortos cruzando o rio Estige. Muitos dos antigos mitos atestam o poder destrutivo da água nas inundações e dilúvios.
A água é também purificadora. Possui seu próprio ritmo e movimento que representa o tempo e a mudança. Cruzar as águas significa uma profunda alteração de consciência , o que ainda pode ser entendido como iniciação.
A mais importante dessas iniciações associadas à água é o batismo. as atuais cerimônias de batismo não possuem a profundidade dos antigos batismos ritualísticos, que eram minuciosamente preparados para que, quando executados, desprendessem a teia etérica do corpo a fimd e abrir a verdadeira visão espiritual. Sua força regeneradora era tamanha que se equiparava a um segundo nascimento. Passava-se então a contemplar o mundo sob sua verdadeira luz, a espiritual, e as forças espirituais que operam no interior e através do reino físico passavam a ser claramente percebidas.
A água, como fonte da vida, foi sempre considerada misteriosa. Os oceanos e mares, mais velhosque a própria vida, estão constantemente em mutação e, contudo, são os mesmos. As civilizações vêm e vão, mas os grandes mares sempre estiveram presentes. Deles são extraídos os alimentos que perpetuam a vida, porém em suas profundezas desconhecidas muitos indivíduos perderam as suas . Para os antigos, a água era eternamente bela, sempre mutante e sem princípio ou fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário