quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Seres do passado . Anjos do presente...



Anjos de Virtudes ..

Tais anjos são conhecidos como os músicos celestiais, poétas divinos e guardiões da criatividade e grandes inspiradores, responsáveis pela manifestação da graça divina que seria atráves do canto e sons de instrumentos , harpas e flautas são os mais comuns entre as pinturas inspiradas pela figura angelical dessa casta. Entre os nórdicos haviam lendas sobre os cantores e músicos, que seriam descendentes dos povos feéricos e seu dom de encantar atráves do som viria dessa ligação ancestral. tais castas feéricas nórdicas possuem uma iconográfia bastante parecida com as fadas cantoras e os elfos músicos.














Originalmente, os querubins são seres polimórficos, seus corpos eram composto de uma serie de partes animais, tais figuras foram bastantes populares na antiguidade, suas imagens eram postas nos portões de templos, residências imperiais,quiméras, esfinges e grifos são profundos exemplos disso. Com o desenvolvimento das tradições cristãs na idade média, tais seres foram físicamente auterados, devido a agressividade de suas imagens, ligação cultural e mística com as antigas tradições pagãs das familias imperiais de várias partes do mundo pré-cristão, com essas modificações, criou-se o querubin atual, uma figura alada, proterota da inocência e integridade dos pequenos seres humanos.

Observemos as características de tais seres com o povo feérico, os conceitos de proteção e zelo por filhotes ( Integrando as crianças humanas ao termo) e a figura feérica de menor constituição fisica e aparência infantil.












Anjos guerreiros. Fadas. Valquirias e as bençãos da guerra ...

Dentro da literatura medieval existem muitos relatos sobre a raros guerreiros que foram abençoados por fadas, ganhando atributos mágicos e armas abençoadas por elas, o Rei Arthur é um belo exemplo. no decorrer do tempo, no periodo medieval encontramos muitos relatos de guerreiros que foram abençoados por anjos no calor da guerra, em momentos delicados, onde tais forças foram cruciais para a vitória. O maior exemplo de coorelação iconográfica, encontra-se na mitologia nórdica, sendo as valquirias, a origem primordial das características físicas dos anjos guerreiros.

“A magia tornou-se religião, religião virou ciência, assim transformando tudo em fato...”

(Carlos Rabelo )

@CarlosTheFool

Nenhum comentário:

Postar um comentário